Meryl Baby

Meryl Baby

domingo, 31 de julho de 2011

Meryl Streep: sensibilidade e força

            Meryl é uma mulher muito forte e sensível, ao mesmo tempo. Existe, dentro dela, esta disparidade, este desencontro, com os quais ela tem que conviver, amigavelmente, e administrar muito bem. Suas mãos demonstram esta força e seu queixo deixa clara a sua determinação.



             Meryl se diz insegura. Na verdade, todo o ser humano é. A insegurança se estabelece, desde que ocorra um pequeno desequilíbrio da determinação. Isto é comum de ocorrer, quando a pessoa é muito sensível. Meryl possui tanta emoção que permanece em estado de alerta, como se dentro dela houvesse fogo e pólvora, separados... ainda. Aparentemente, está a espera de um choque externo, ao qual responderá instintivamente, numa reação imediata, sabendo que logo haverá outro, em reação ao primeiro.




             Acho que Meryl vive sob forte tensão. Porque não se admite erros: é perfeccionista. Está sempre como em posição de defesa, contra o que vem de fora e, também, contra o que já conhece. Refiro-me as suas emoções naturais.


             Em determinadas entrevistas, por exemplo. Dependendo do objetivo delas e, muito principalmente, da forma como determinadas pessoas costumam entrevistá-la, fazendo-lhe perguntas diretas, sem possibilidade de poder desviar-se da resposta. Ou preparando-lhe armadilhas, seguidamente, para que não tenha tempo de se refazer e pensar numa resposta.   Quanto a isto, sua rápida e brilhante inteligência funciona como a mais poderosa aliada, mantendo-a sempre, em posição vantajosa e, acrescentando mais espessura ao seu grande carisma. E ela se sai bem, constantemente, respeitada e amada pelo seu público, cada vez mais fiel.


             Conheço algumas pessoas especiais, com este tipo de vida interior. Tudo sempre me leva a crer que Meryl é ainda mais especial porque, mesmo recebendo ataques, não se retrai. Sabe que alguns esperam por suas respostas, assim, como um desafio.
             Acontece que ela não tem medo. Sabe que a insegurança é uma fragilidade inerente ao ser humano, pricipalmente à mulher. Meryl não permite, jamais, que sua insegurança se transforme em medo. Se é um desafio, ela o enfrentará de peito aberto. E sairá vitoriosa, com um inesperado xeque-mate. De cabeça erguida, e sempre rindo! Simplesmente maravilhosa! Que Deus lhe dê muita saúde e alegria, por longo tempo.        

sábado, 30 de julho de 2011

Meryl Streep e a menininha

            Ontem eu vi um vídeo que me deixou tonta. Uma menininha lourinha, de olhos azuis, de dois aninhos só, cantando e dançando "Mamma Mia!", com a mãozinha levantada, olhando fixamente para a tela da TV, seguindo a coreografia e o canto, de quem?... Vocês não vão acreditar: da Meryl!!!
            Vocês não têm noção da minha alegria, quando vi aquela criancinha, tão cedo, já ligada a nossa querida! Que fofura! Vocês precisam ver o vídeo! Ficarão maravilhados, com aquela Bonequinha, toda séria.


            Logo no início, ela olha para trás e eu acho que talvez seja  a sua mãe, que esteja ali. Mas depois ela olha para a câmera, que está gravando o vídeo. Então eu concluo que são duas pessoas na sala, além dela. Quando o vídeo termina, silêncio. Então, ela quer vê-lo, novamente. A pessoa que grava, age como se não entendesse o que ela quer. E a menininha pede: "Mamma Mia again!" Talvez seja a mãe, mostrando a filhinha, para a outra pessoa. E a pobrezinha começou a se irritar: "Mamma Mia, again!" Neste instante, meu Deus, eu juro que ouço a risada da Meryl! Igual demais para não ser a própria!
            Mas a moça pede que elazinha diga "por favor" ("Say please."). Aquele Anjinho diz, rapidamente, com uma entonação delicada: "Please!..." Aí, gente, escuto outra risada, idêntica à anterior, porém mais alto!
            Meu Deus! Eu amo as risadas e gargalhadas da Meryl! São deliciosas! Elas me contagiam imediatamente... Aquele som, vindo dela, todo em forma de cascata! Eu tenho os sons de todas as suas formas de rir, gravados nos meus ouvidos! Sou capaz de reconhecer estas risadas e gargalhadas, entre várias outras! 
            Quando escutei aquele riso cristalino, foi um choque, para mim. Não é possível alguém rir, exatamente, igual a uma outra pessoa! Será possível ser  a Meryl? Que maravilha descobrir isto! Que vídeo lindo! Estou em sintonia com ela há tanto tempo! "Ela não sabe o bem que me fez quando fez o meu peito cantar outra vez!..." (Chico Buarque)
            Aqui está um dos vídeos, em que ela ri de várias formas. Ouça, compare e diga se não é a Meryl quem está rindo, no vídeo da menininha...


             No entanto, posso estar errada... Que Deus abençoe Meryl. Sempre.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Meryl Streep, em "Ironweed"

           Ontem assisti, pela primeira vez, "Ironweed". Filmaço. Triste demais. Fiquei mal. Não conseguia dormir. Aquele frio danado... até me enrolei no meu edredom, no sofá, da sala. Aproveitei a idéia do pessoal e tomei uma taça de vinho branco seco, meu preferido, saudando Baco... e outra, em honra à Meryl, claro!  Isto me confortou e ajudou a enfrentar as dores, da história.


             Mais uma obra-prima dela. Aquele tradicional perfeccionismo, sem qualquer restrição. Meryl faz enorme, qualquer papel. São pequenos detalhes que não me escapam aos olhos. Fico atenta aos sinais, eles sempre estão lá, entranhados em toda a sua atuação. A partir do momento em que entra em cena, percebo, imediatamente, os seus mínimos cuidados, na construção de mais uma de suas inesquecíveis personagens. 
             Ellen, mulher castigada pela vida, mascara a beleza da melhor atriz do mundo, até a antepenúltima cena. As duas últimas, deixam a pobre exposta: limpa, leve, doce, dolorida, pronta  para o grande final. E então, branca e linda, Meryl emerge do azul que veste Ellen, como uma iara surgindo das águas translúcidas do rio, em plena paz.  Maravilhosa.  Sempre.  Que Deus abençoe Meryl.



              Observação: No dia 30/07, às 06:35 h, sábado, haverá outra sessão de "Ironweed", no Tele Cine Cult.   Quem não viu, veja ou se cale para sempre porque, sabe Deus quando vai passar, de novo. E, quem ainda não viu, não perca a oportunidade. É um ótimo filme... e Meryl sempre será magistral.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quisera ver Meryl Streep trabalhar...

            Eu amaria ver Meryl trabalhar!... Ah!como eu amaria!
            Eu já chegaria, no set, sorridente e emocionada, dentro de mim mesma. Eu esconderia, claro, o meu riso,  da melhor forma impossível. Esconderia por absoluto respeito, afinal, eu estaria prestes a ter a minha frente a mais perfeita atriz do mundo! Mas eu não poderia esconder nada, do meu coração, que me conhece tão bem. Ele estaria gordo. Na verdade, inchado de tanta ansiedade. E esparramado. Rindo, de boca aberta e olhos fechados, assim como um buda alegre e barrigudo. Eu me sentiria muito feliz e profundamente honrada. E eu estaria a um passo de conhecê-la! Aquela verdadeira Meryl Streep dos filmes, dos vídeos de entrevistas, os de entrega de prêmios, das fotos dos eventos de que participa, do meu acervo, sobre ela, e das transmissões, ao vivo, pelos canais a cabo. E é exatamente esta, a forma mais próxima da realidade, que tenho, de vê-la, porque sei que aqueles breves momentos pertencem a um tempo presente - "neste instante, agora!"- e estamos juntas, mesmo que separadas! Isto não me importa. O que me importa é que ela está ALI, AO VIVO, eu a vejo, de verdade! Sua voz sai diretamente de sua boca para os meus ouvidos. Mesmo discursando para os presentes, às vezes seus olhos enfocam a câmera de transmissão e, naquele átimo... é como se, realmente, nós nos encontrássemos! Eu percebo, perfeitamente, sua respiração forte, seu peito se movendo, arfando, porque Meryl se emociona muito, quando agradece os prêmios que recebe.
            Se eu pudesse estar com ela, no set de filmagem, eu também poderia rir das suas brincadeiras com os colegas, das gracinhas que costuma dizer, o tempo todo, desde os ensaios... mesmo nos intervalos das claquetes, ela brinca. A diversão é constante, quando ela está presente, no set. Mesmo gravando uma cena, às vezes ela faz alguma coisa engraçada e a risadaria é geral.


            E o cinegrafista tem que refazer tudo. Mas quem vai se zangar? Ela é a Meryl Streep! Meryl, para os colegas e amigos... pessoa adorável, amiga, carinhosa com todo mundo... alegria tão grande trabalhar com ela... Ela trabalha com tanto prazer, que ninguém sente o tempo passar e, quando vê, as filmagens terminaram, o grupo se desfez, o estúdio ficou vazio, os refletores se apagaram, tudo ficou triste... Meryl honrou mais um compromisso profissional, com perfeição. Foi descansar, para voltar nova em folha e continuar a sua talentosa carreira. Levou a sua luz, mas deixou no ar um aroma suave, a marca de sua presença, da sua alma perfumada.
           Eu iria amar se eu pudesse, só por um dia, estar presente, num set de filmagem, com Meryl Streep. Meryl, para os amigos.

     

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Meryl Streep e a AIDS infantil

           Coração bondoso, ativista do Amor, pura compaixão... De onde veio este Anjo da Terra? De que dimensão do Universo?  Com tal nobreza de caráter, está sempre ajudando, sempre procurando uma forma de salvação para os que sofrem. Usando seu nome , sua imagem, sua voz, sua presença, ela arrasta um grupo imenso de almas generosas, que querem participar destes movimentos humanos, em prol da saúde, da alegria, da vontade de lutar e de viver, sempre, apesar da dor.            
           Meryl não tem limite. Não pode ter. Sua alma generosa precisa de espaço e movimento, de liberdade para poder se soltar e seguir na direção daqueles que estão necessitados de auxílio: mulheres, homens, crianças, portadores de doenças incuráveis... Através de campanhas, de encontros abertos ao público, cujos ingressos serão transformados em contribuição, para impulsionar uma pesquisa, para se descobrir a forma de se curar as tantas moléstias humanas, lá estará ela, com o seu enorme coração, com o seu imenso carisma. Certa vez disse: "Mais do que feminista, eu amo definir-me humanista porque eu amo , sem nenhuma distinção, a humanidade toda."
           Meryl é a isca. Onde ela estiver, todos irão, todos se movimentarão. Basta ela chamar que comparecerão, para ajudar. Seu calor, seu magnetismo, são suficientes. E cada pessoa que vier, será  uma rosa, formando um imenso buquê de Amor, enfeitando e perfumando todo aquele lugar, cheio de sua adorável presença.



          Já vêm de longa data estas suas manifestações de amor ao próximo. Cantando, maviosamente, "Gartan Mother's Lullaby", fez parte de um numeroso grupo de artistas que gravou o CD, "Hope For Children With AIDS", produzido pela Walt Disney Music Company. Sua voz, numa doçura angelical, invade os ouvidos, se espalha em nossa alma, instalando-se, definitivamente, dentro do nosso coração.
           Que Deus abençoe Meryl, sempre, em todos os lugares por onde ela esteja, e permita que a sua Luz permaneça forte e brilhante, sendo portadora de esperança e alegria, a todo o mundo, ainda por muitos anos! Que os Anjos digam amém.

           "Disney for Our Children"   
            to benefit the Pediatric AIDS Foundation
            Este CD foi gravado em 1991, na França, reeditado em 1996. Em 2011 foi feita uma nova edição comemorativa aos 10 anos da gravação do CD original.
            Escute Meryl cantando no vídeo abaixo:







terça-feira, 26 de julho de 2011

Minha sinceridade com Meryl Streep

           Às vezes me pergunto se as minhas postagens, aqui, correspondem, mesmo, aos fatos da vida de Meryl. Isto me preocupa, realmente, porque, quando me refiro a qualquer um deles, baseio-me em informações obtidas em várias fontes. Mas a verdade é que não estive lá, com ela, em nenhum daqueles momentos, aos quais aludi.
           Quando escrevo qualquer coisa sobre ela, podem acreditar, já pensei muito no assunto, já pesquisei de todas as formas, ao meu alcance e, sobretudo, já terei encontrado um denominador comum, um ponto equânime entre todas aquelas fontes de informação. Porque, enquanto eu não chegar ao íntimo da questão em pauta, não me atreverei a fazer qualquer afirmação.
           Este blog tem por objetivo levar as pessoas a conhecerem a excelência de Meryl Streep, num todo. E o meu enfoque maior é, justamente, o país onde eu nasci... porque não me conformo com o tipo de valor que dão a ela, aqui, no Brasil.  
           Costumam vender a imagem de Meryl, por um preço ambíguo. Ele é barato, para as classes média e alta, e caro para a outra classe. Barato para a parte da população que dispõe de um poder aquisitivo tal que possa  escolher os melhores  filmes, pagar ingressos e assisti-los, numa sala de projeção, além de ter acesso aos canais mais onerosos, de uma Tv a Cabo (somente estes canais é que transmitem os grandes filmes dela). E é caro, justamente, para os menos favorecidos e impossibilitados destas "extravagâncias". Caro, sim, porque eles têm que se chocar, até mesmo assimilar os produtos da "indústria do terror", fornecidos por todos os veículos da mídia e, ainda se satisfazer com os repetitivos folhetins diários, "pagando", desta maneira, pela liderança de audiência, aos canais abertos.
           O preço dos bons livros é sempre alto, materializando o desinteresse pela leitura. Este último grupo não tem onde "colher" Cultura. Por tudo isto o nome Meryl Streep só se destaca, na Terra de Santa Cruz, em ocasiões óbvias, inadiáveis, quando o mundo todo já está falando nela, há muito tempo. E Meryl é, sem sombra de dúvida, Cultura!
           Quando digo Cultura, não quero dizer escolaridade. Cultura é algo muito mais amplo... e sério. Em todo o mundo existem pessoas que estudaram longos anos, mas pararam no tempo. Não cresceram porque não evoluíram, culturalmente falando. Inúmeras vezes, o estudo é opção, mas a Cultura... é escolha. Existem pessoas muito cultas, que pouco estudaram. Não estou fazendo apologia ao abandono dos bancos escolares, absolutamente, posto que sou professora. Mas é bem por aí que venho descobrindo as carências culturais da população jovem, do meu país. Precisamos viabilizar meios, à Juventude, de aprender a discernir onde está a qualidade, para que estes moços e moças possam reformular suas vidas, revigorar as suas esperanças, aprimorar o seu futuro.      


           O número de amigos (fãs) jovens, de Meryl, vem aumentando incrivelmente, nos últimos anos. Apesar da idade, Meryl conserva o frescor e o brilho,  da juventude, o que atrai esta nova geração, que a acompanha por onde vá,  gritando o seu nome. Eles a chamam porque querem abraçá-la, beijá-la, naquele entusiasmo próprio desta faixa etária. Querem lhe falar da admiração que sentem pelo seu talento, e do carinho que têm por ela. E Meryl se aproxima deles docemente, sempre agradecendo - "Thank you darling! Oh my God!..."e se deixa envolver por toda aquela intensa energia, recebendo flores, quase sempre. É o mais puro reconhecimento, pelo seu trabalho e pela sua vida. Quantos jovens brasileiros gostariam, também, de ter esta sorte?...



           Por isto, sempre uso de muita sinceridade, neste meu blog. Eu o criei somente para falar de Meryl Streep, esta pessoa maravilhosa, talentosa, inteligente, culta, profundamente generosa e  carismática.
           Gorgeous Meryl! God bless you! 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entrevistando Meryl Streep (9)

          Esta é a  segunda parte da entrevista de ontem, feita por David Letterman, em 15/12/2008.

           Letterman: Bom, é ótimo quando você se vê num filme porque  você faz as pessoas se lembrarem de como tem que ser feito. Porque tem várias pessoas fazendo filmes e muitas pessoas na televisão, como eu, que não é da nossa conta estar, neste negócio. Então é sempre uma boa coisa quando vemos “Oh, esta atriz é boa”. Isto mantém as pessoas vivas. ...
           Meryl: "Eu acho que você é muito bom no que faz."
           L: Não...
           Meryl: "Meu Deus, eu me mataria se eu..."
           L: Não, espere pelo cara comum...Agora escute, diga como a sua vida é. Estávamos falando dos seus filhos. Quando você estava recém-saída da faculdade, que tipo de coisas  fazia?


          Meryl: "Bom, eu tentava ganhar dinheiro como garçonete... e eu ainda sou uma garçonete na minha casa, de certa forma. Sim..."  
           L: Mas você sabia cedo o que queria fazer?
           Meryl: "Sim, eu fui para a faculdade e, aí, eu descobri do que eu gostava..."
           L: Qual era a  faculdade?
           Meryl: "Ah..estudei na Vassar e..."
           L: Ho,ho,ho... que boba...
         


           Meryl: "Sim, eu estudei lá, quando era só para mulheres, por dois anos. E, nos meus dois anos finais, eles introduziram os homens."
           L: Isto mudou muito o currículo?
           Meryl: "Ah... foi um passo esperto deles... de ter toda aquela bagunça."
           L: (rs) E no verão? Você viajava? Trabalhava de garçonete?
           Meryl: "Eu trabalhava de garçonete e quando eu me formei na faculdade, eu me juntei a uma comunidade de teatro, em Vermont, que era o que as pessoas faziam, naqueles dias. Fizemos peças durante o verão. Também fui, num destes grupos, num certo semestre da faculdade, e conheci todas estas pessoas, então me envolvi nesta coisa de teatro...
           L: A comunidade de teatro... você mantém contato com alguém, desta comunidade? Eles tiveram sucesso?
           Meryl: "Sim, Peter Parnel estava no nosso grupo, e é escritor de peças agora. Peter Mack é outro escritor de peças. Phil Cassnove era do nosso grupo, e ele é ator. Muito bom.
           L: Algum deles era hippie?


           Meryl: "Sim, tinha um pouco de uma coisa hippie, no meio."
           L: E eles eram aqueles tipos... 'amor livre'?
           Meryl: "Não...você sempre tinha que pagar...(rs)...Não!...(Meryl faz que não, com o dedo) (rs)      Exatamente."
           L: (Where's Don...)
           L: É assim que acontece... bom... Estréia na sexta-feira... 'Mamma Mia!'
           Meryl: "Contra o Batman... Exatamente."
          (clipe de 'Mamma Mia!')
           L: Olhem para isto, senhoras e senhores. Linda! Adorável! Meryl, muito obrigado por ter vindo.
           Meryl: "Obrigada."
           L: E você vai voltar aqui mais cedo do que das outras vezes... É ótimo ter você aqui.
           Meryl: "Você também."
           L: E você sempre nos faz parecer ótimos...(rs). 'Mamma Mia' estreia na sexta-feira.

 

           Gente! Ele arrasta duas asas-delta, pela Meryl! Só vendo para acreditar... Que Deus a proteja!



           

           

domingo, 24 de julho de 2011

Entrevistando Meryl Streep (8)

Esta entrevista foi feita no programa de David Letterman, em 15 de dezembro de 2008.

          Letterman: Nossa primeira convidada é duas vezes ganhadora do Oscar e está estrelando um novo musical chamado Mamma Mia, que estréia na sexta-feira. Aqui está a adorável Meryl Streep, senhoras e senhores.
          L: Você está maravilhosa!
          Meryl: "Muito obrigada."
          L: Você está ótima, por falar nisto.
          Meryl: "Sim, obrigada."
          L: Quando foi a última vez que você esteve aqui? Foram alguns anos atrás?
          Meryl: "Acho que sim."
          L: Você deve ter vindo aqui quando não estávamos gravando, porque tivemos a greve.
          Meryl: "Sim, exatamente."
          L: Bom, o que quero dizer é que não a vejo há bastante tempo. Você está maravilhosa!
          Meryl: "Obrigada. A minha filha comprou este vestido para mim, para o meu aniversário."
          L: Sério? Bom, posso perguntar quantos anos a sua filha tem?
          Meryl: "Ela tem 24 anos."
          L: E sua filha é atriz?
          Meryl: "Sim, ela é."
          L: É mesmo?
          Meryl: "Sim, ela é. O nome dela é Mamie Gummer e ela é realmente ótima."
          L: Mamie Gummer. E ela já esteve em filmes que nós conhecemos?
          Meryl: "Sim, ela esteve em “Evening” e vai estar em outro filme, e já fez muitas peças..."
          L: WOW, isso é como ser filho de... Se eu fosse sua filha, e acredite, já tive sonhos com isto, não sei...ou isto é uma tremenda vantagem de ter você como mãe, se você quer ser atriz, ou uma tremenda desvantagem...
         Meryl: "Ela não sabia disto até hoje, à noite."
         L: Oh, desculpe!Perdoe-me!
         Meryl: "Obrigada, David. Você acabou de arruinar tudo." 
         L: Sério, quando isto aconteceu? Quando você sentiu que era isto que ela queria?
         Meryl: "Quando nós estávamos gravando um filme chamado... Meu Deus...  Fabuloso isto... As pessoas chamam de 'o lobo comeu meu bebê'. Então eu sempre penso naquele filme assim."
         L: O lobo comeu meu bebê... (rs)
         Meryl: "É, se chama Um Grito No Escuro."
         L: O lobo comeu meu bebê.....E como ela estava lá?
        Meryl: "Ela tinha 3 anos. E eu interpretava uma mulher completamente australiana, acusada injustamente de ter matado sua filha. Então, a imprensa nos seguia muito. E nós morávamos numa casa que tinha dois andares, e uma escada espiral virada para fora, e Mamie regularmente aparecia nua, no topo da escada. Ela tinha 3 anos."
        L: Isso é fofo... (rs)
        Meryl: "E isto atraía muita atenção da imprensa."
        L: Você tem que estar nervosa, por isto. O que quer que ela tivesse escolhido, você iria ficar nervosa, quanto ao sucesso ou fracasso da sua filha, lógico...
        Meryl: "Absolutamente."
        L: Você já a viu atuar, lógico. Ela é ótima?
        Meryl: "É, ela é, realmente, ótima. Ela é melhor nisso do que em Física Nuclear. Era isso que eu a estava forçando a fazer...(rs)."
        L: Sabe o que eu acho? É melhor quando comparam “fulano” e “fulano Jr”.
        Meryl: "Sim... bom... sim..."
        L: Bom, vamos ver... boa sorte...
        Meryl: "Ela não tem medo. A melhor coisa sobre ela é que ela encara e pensa no assunto, na coisa que a antecedeu...no 'problema' Meryl."
        L: Não diga isto. É o “fator Meryl”.
        Meryl: "Sim... (rs)."
        L: Mas como mãe, tudo o que você quer é que ela seja capaz de realizar seu sonho. É tudo que você quer, não é? É o que você espera...
        Meryl: "Sim. Ela teve uma crítica... Ela estava numa peça da Broadway agora, e ela teve sua primeira crítica, no jornal do “Wall Street”, dizendo que ela era a melhor coisa da peça, e a crítica não me mencionava. Foi a primeira que não disse 'a filha da....' Então essa foi ótima."

 

         L: Bom, você é sempre ocupada, e sua filha também. Então a família consegue... assim, no verão... vocês têm atividades no verão, viagens, ou vocês fingem que isto acontece?
         Meryl: "Bom, neste verão eu quis que todo mundo voltasse pra casa, porque agora todos eles são grandes e estão longe. Meu filho está na Califórnia, Mamie estará gravando filmes e Grace está em Roma..."
         L: O que seu filho faz?
         Meryl: "Ele é músico."
         L: WOW, isto é uma família multi-talentosa, não é? Que tipo de instrumento ele toca?
         Meryl: "Toca violão e canta e tem uma pequena banda..."
         L: Legal...e vc mencionou a outra que está em Roma.
         Meryl: "É, Grace acabou de se formar na, e ainda tem a de 17 anos, que ainda mora comigo, em casa... mas ela tem a vontade dela..."
         L: O que vc acha que Grace irá fazer?
         Meryl: "Não sei. Eu realmente não sei. Ela estuda italiano e história lá. Ela está trabalhando num ótimo lugar onde se apresentam muitas óperas, em Roma, agora, mas não sei o que ela vai ser quando voltar."
         L: Eu queria ter sido desta família... essa família parece ótima para mim... É divertido? Claro que é muito divertido.
         Meryl: "Bem, é muito divertido, mas tem 3 garotas, então Henry é a minoria. Henry e meu marido."
         L: Acho que é um bom treinamento para esposa, pra ele. É assim que acontece, quando você sai para o mundo real.
         Meryl: "É verdade. É realmente verdade, agora."
         L: Bom, e o filme 'Mamma Mia!' Tem o musical... Você sabia alguma coisa sobre o Abba, quando você era garota? 15/12/08
         Meryl: "Sim, porque quando eu estava na escola de teatro, eles sempre tocavam. Eles precisavam levantar nossos traseiros, para dançar.
         L: E agora eles estão ganhando uns milhões de dólares com o musical.
         Meryl: "Sim, o musical já esteve em 19 países e 30 milhões de pessoas já viram o musical."
         L: Então quando eles viram até você, disseram “você quer participar disto?” Foi uma decisão fácil ou você pensou “oh, eu não sei...”?
         Meryl: "Não, eu realmente queria. Eu não conseguia acreditar que eles me queriam no filme. Não sou minha primeira...não, quer dizer, eu sou a minha primeira escolha, mas eu não imaginava que eu era a primeira escolha deles....não sei porquê..."
         L: Mas pareceu uma ótima idéia. Você seria minha primeira escolha.
         Meryl: "Oh, obrigada."
         L: E eu queria ter estado no filme... não sei o que está acontecendo aqui (rs)....já voltamos com Meryl Streep, pessoal.

          Meryl é maravilhosa, mesmo! Não quer ser focalizada para não ofuscar o brilho da filha... Que adrável. Era exatamente o que eu faria, se fosse ela. Filhos são evidências mágicas, na vida da mãe. Especialmente Meryl, sendo a mãezona que é! Fofinha!...

         Eu posso estar errada, mas sempre tenho a impressão de que o David 'arrasta uma asa', pela Meryl... Aliás, na verdade, as duas!... Que Deus a proteja sempre!


       

sábado, 23 de julho de 2011

Entrevistando Meryl Streep (7)

           Concluindo a entrevista postada ontem, inicialmente, podemos observar a simplicidade de Meryl, expondo-se, frágil diante das evidências e exigências da sua realidade.            

           E: Alguma vez você já invejou alguém, em sua vida?
          Meryl: "Oh, yeah. Quero dizer, sim! Eu invejava Jessica Lange quando chegou 'Sweet Dreams'. Foi um filme tão grande. Ela estava além de maravilhosa, nele. Eu queria, por coisas que eu não tive. Mas eu tenho que dizer: as minhas bênçãos são muito grandes, então, eu não tenho queixas."

           E: Sophia Loren disse, certa vez, que ela lhe odeia, porque você roubou seu papel em 'As Pontes de Madison', com suas habilidades de atuação...
           Meryl: "Bem, eu não acho que Sophia me odeia, porque eu a conheci, pela primeira vez na minha vida, no Academy Awards passado. E ela me deu o abraço mais maravilhoso, e ela me fez muito feliz. Eu sou um grande fã dela. Por isso, meu marido sempre foi um grande admirador dela. Ele nunca se recuperou, desde aquele momento, em que ela saiu do mar." (Risos)


            E: Você gosta de sua imagem como o "go-to" atriz, de dramas sérios?
          Meryl: "Eu sempre fiz todos os tipos de coisas, ao longo do caminho. Qualquer filme, o que aparecesse primeiro. No entanto, o que as pessoas percebem primeiro, é como a primeira impressão, que vem na porta: e essa é a coisa a que você está associado. Das primeiras coisas que fiz, na escola de teatro, algumas não eram dramas. Eu nunca representei um papel sério ou realista. Não, não havia apenas um. Eu estava no Pai, e representei a jovem filha. Todo o resto foram comédias, por três anos. Mas estava mais do que na hora."
           E: Você tem trabalhado com a elite de Hollywood. Quem foi seu diretor favorito?
           Meryl: "Eu não tenho um diretor favorito, assim como eu não tenho uma cor favorita ou não tenho um alimento favorito. Eu gosto de tudo. Houve diretores com quem eu não gostei de trabalhar mas, na maioria das vezes, eu percebo que eu tenho sido incrivelmente mimada, na minha carreira, porque eu tenho trabalhado com alguns dos maiores, maiores diretores, que nunca."
           E: Há alguém com quem você nunca teve a chance de trabalhar, mas ainda adoraria?
          Meryl: "Sim, eu gostaria com Martin Scorsese, por estar interessado em um personagem feminino, de vez em quando, mas eu não sei se vou viver até lá... Há também um monte de diretores maravilhosos com quem eu adoraria trabalhar, de novo. Eu amo Spike Jonze. Eu amei trabalhar com Wes Anderson, mas eu era uma raposa, então eu gostaria de trabalhar com ele, como ser humano."



           E: Você, a grande Meryl Streep, tem sempre com medo de papéis?
           Meryl: "Você não pode fazer o seu trabalho e ter medo. Você pode ter medo de uma entrevista da imprensa, ficar nervoso, suado, mas você não pode ter medo quando você faz o seu trabalho, porque não é assim que funciona."

           E: Então você nunca mais fica nervosa?
          Meryl: "Eu fico nervosa imaginando quanto tempo eu tenho a mais, para pensar em algo. Eu, deliberadamente, não me dou muito tempo, entre os trabalhos. Eu Preciso fazer uma pausa grande e, então, eu começo a trabalhar, de novo, normalmente."



                                                                                                               
           Meryl é, realmente, adorável!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Entrevistando Meryl Streep (6)

           Meryl deu esta entrevista no ano passado. É muito bom ouvi-la falar de sua vida, fato raro, por sinal. E ela sempre diz algo divertido e de forma inesperada...
      
           Sra.Streep!... Gosta de cozinhar em casa?
          Meryl: "Algumas noites eu gosto, algumas noites, não. Eu comecei a preparar a refeição. E, em seguida, disse apenas: 'Oh Deus!...' e a tinha jogado na pia. Eu tenho feito isso, e digo: 'Nós estamos pedindo pizza!' É isso. E então, eu vou deitar, no meu quarto, fugida. Quando meus filhos eram muito pequenos, e eu estava trabalhando, eu tinha alguém para cozinhar para mim. Eu não tenho uma cozinheira agora. Eu não tenho uma, há um bom número de anos, e  faço isso sozinha. Mas quando todos estavam, era um pouco difícil prestar atenção à lição de casa, de todo mundo, no final do dia, e fazer o jantar."

          E: Então, qual é a sua especialidade hoje?
          Meryl: " Ultimamente, tenho feito um monte de macarrão. É fácil. Há gostos incomuns, que você pode combinar. Eu cozinho porque os meus filhos comem um certo tipo de coisa, e então querem mais e mais. Minha filha, agora, gosta de macarrão com couve-flor, salsa fresca, estragão, e salada de ricota. Então, você ferve a couve-flor e, em seguida, você coloca o macarrão, na água da couve-flor, para  cozinhá-lo, até o sabor penetrar nele. Então você termina, com todas as outras coisas frescas."
       
         E: Como combinar uma longa carreira e maternidade?
        Meryl: "Bem,  a  primeira  coisa  é  um  grande  marido,  que  eu  encontrei,  há  muitos  anos,  e  tenho  sorte,  nesse  sentido.  E  então,  você  tem  que  ter  muita  resistência.  E  você  tem  que  ter  muito  boa  capacidade  de  organização. Eu sinto, assim, como gerir um negócio embora eu não tenha um. É o planejamento, planejamento, planejamento..."

         E: Como você se sente, sobre suas filhas, por estarem atuando bem?
        Meryl: "Estou orgulhosa que minhas filhas queiram fazer isso. Mas também estou com medo, por elas. Porque quando a crítica vê seu jeito, como um ator,  não está criticando a sua escrita, ou a sua pintura, ou a sua peça... Eles estão criticando você! É difícil colocar isso de lado, em um lugar onde você não foi  magoado, por ela (pela crítica), e esse é que é o meu medo, por elas. Mas eu nunca diria para não fazê-lo, porque eu acho que é uma profissão gloriosa, e estou muito grata por tudo o que me deixa expressar."

        E: Minha impressão é que você parece, sempre, ser muito feliz... É realmente o caso, ou é a sua pessoa pública?
        Meryl: "Eu não estou sempre feliz. Estou feliz na frente da imprensa. Eu posso ser extremamente mal-humorada, pergunte ao meu marido." (Risos)


        E: O que faz você feliz?
        Meryl: "Tudo o que realmente nos faz felizes é bastante simples: amor, sexo e comida! Tudo o mais - poder, influência, força - todas essas coisas podem superar o que é importante na vida. Mas enquanto você tem comida, e abrigo sobre sua cabeça, se as necessidades são atendidas, o que nos faz felizes... em cima disso, é muito simples."

     
        E: Esse ponto de vista é muitas vezes ligado à forma como as pessoas foram educadas. Você é muito parecida com sua própria mãe?
       Meryl: "Minha mãe era alguém que andava em um quarto e a luz acendia. Ela fazia amigos com facilidade e comunicava o seu entusiasmo com grande alegria. Eu sempre quis ser mais como a minha mãe, do que sou. Eu a amava e admirava profundamente. Ela escolheu ver as melhores partes da vida e não optar por olhar para o que havia de errado, e o que a estivesse puxando para trás, ou qualquer coisa negativa."




        Esta entrevista tem continuação. Aguarde.

 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

As Honrarias de Meryl Streep (7)

           Bem, aqui está mais uma parte desta imensa listagem de indicações e prêmios com que Meryl vem sendo agraciada, por sua portentosa atuação e, por sinal, a melhor do mundo! (Adoro falar isto!)  Nesta parte da relação, podemos constatar o arremesso da carreira de Meryl, a partir de "Mamma Mia!", acompanhado de "Doubt", "Julie & Julia" e "It's Complicaded".
2008


          * National Board of Review (Winner) as Best Ensemble for “Doubt”
          * Washington Film Critics Association (Winner) as Best Actress for “Doubt”
          * Phoenix Film Critics Society (Winner) as Best Actress for “Doubt”
         Golden Satellite Award (Nomination) as Best Actress/Drama for “Doubt”
         Golden Satellite Award (Nomination) as Best Actress/Comedy for “Mamma Mia”
         Donostia Lifetime Achievement Award Recipient
         * National Movie Award (Winner) as Best Actress for “Mamma Mia”
         Film Society of Lincoln Center Recipient

2009


           * Boston Society of Film Critics (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
           * Phoenix Film Critics Award (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
           * Oklahoma Film Critics Circle Award (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
           * San Francisco Film Critics Circle (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
           * Women Film Critics Circle Award (Winner) as Best Comedic Actress for “Julie & Julia”
           * Southeastern Film Critics Award (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
           * Golden Satellite Award (Winner) as Best Actress in a Comedy for “Julie & Julia”
           St. Louis Film Critics Association (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia”
           Detroit Film Critics Society Award (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia”
           Washington DC Film Critics Award (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia”
           Golden Satellite Award (Nomination) as Best Actress/Comedy for “Julie & Julia”
           * National Board of Review (Winner) as Best Ensemble for “It’s Complicated”
           Golden Marc’Aurelio Acting Award Recipient
           Academy Award (Nomination) as Best Actress for “Doubt”
           BAFTA Award (Nomination) as Best Actress Drama for “Doubt”
           * Goldene Kamera Award (Winner) as Best International Actress
           * Screen Actors Guild Award (Winner) as Best Actress for “Doubt”
           Screen Actors Guild Award (Nomination) as Best Ensemble for “Doubt”
           Golden Globe (Nomination) as Best Actress Drama for “Doubt”
           Golden Globe (Nomination) as Best Actress Comedy for “Mamma Mia”
           London Film Critics Circle Award (Nomination) as Best Actress for “Doubt”
           Vancouver Film Critics Circle Award (Nomination) as Best Actress for “Doubt”
           * Critics Choice Award (Winner) as Best Actress for “Doubt”
           * People’s Choice Award (Winner) as Favorite Song from a Soundtrack for “Mamma Mia”
           * Irish Film & Television Award (Winner) as Best International Actress for “Mamma Mia”
           * Rembrandt Award (Winner) as Best International Actress for “Mamma Mia”
           * Iowa Film Critics Award (Winner) as Best Actress for “Doubt”
           * Kansas City Film Critics Award (Winner) as Best Actress for “Doubt”
           * North Texas Film Critics Association (Winner) as Best Actress for “Doubt”

2010


          Academy Award (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia"
          Screen Actors Guild Award (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia”
          British Academy Award (Nomination) as Best Actress for “Julie & Julia”
          Golden Globe (Nomination) as Best Actress Comedy for “It’s Complicated”
          * Golden Globe (Winner) as Best Actress Comedy for “Julie & Julia”
          * Critics Choice Award (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
          * New York Film Critics Circle Award (Winner) as Best Actress for “Julie & Julia”
          * Irish Film and Television Award (Winner) as Best International Actress Comedy for “It’s Complicated”
          London Film Critics Circle Award (Nomination) as Actress of the Year for “Julie & Julia”

         
         E assim, Meryl se afastou por um ano. Precisava descansar, por uns tempos, conviver mais com sua família para, depois, retomar o seu precioso trabalho, com suas baterias de íon lítio, recarregadas, em intensa atividade... Quem sabe, ela tenha retornado com novas baterias, mas de hidrogênio, o combustível do futuro?... Vida longa e feliz à Meryl Streep!
         

quarta-feira, 20 de julho de 2011

À Meryl Streep: Dia do Amigo 2011

           Minha adorável amiga Meryl, este vídeo é um presente meu para você, feito com muito carinho.


           Você não pode adivinhar, nem de leve, o quanto eu sou sua amiga! Muito menos, ainda, o quanto tem sido, minha amiga, também!... Eu lhe devoto uma profunda gratidão, porque você é minha amiga sem, sequer, saber que o é. Mas É! Para mim e para minha vida, você é um presente de Deus!
           Saiba, Meryl: você me fez melhor. Você me FAZ, realmente, bem melhor! E eu lhe    sou,  humildemente, muito agradecida.
           Quando conheci o ser humano lindo, que existe dentro de você, voltei a acreditar na Alegria, na Amizade, na Bondade, na Paz, na Fraternidade e no Amor. Ao próximo e a mim mesma. Descobri, também, uma semelhança incrível entre as nossas personalidades: pensamentos, gostos, sentimentos, opiniões. Além dos nossos nomes! E dos nossos oito filhos!...
           Você me reconduziu à felicidade, à alegria de viver, de sonhar, de fazer e executar novos planos. Você me devolveu o prazer de redigir textos e poesias. Libertou a minha velha, e até então esquecida,  arte de desenhar rostos!
           Foi tão maravilhoso reencontrar meu lado bom!... Porque eu pensava que ele não existisse mais, que estivesse, sumariamente, morto... E ele estava vivo!...  Escondido dentro de uma concha, no meu oceano de sonhos. Você, simplesmente, mergulhou na minha vida e foi lá no fundo, buscá-lo, para mim. Agora eu estou inteira, novamente. Nada mais justo que dedicar tudo o que tenho de melhor, a você, meu doce Anjo da Terra. 
           Por todas essas razões, claro e muito principalmente, porque é a melhor atriz deste Mundo inteiro, tenho um infinito orgulho de você! E, por conta da sua Amizade, que é pura e inconsciente, eu sou e serei sempre, sua protetora amiga-fraterna.


           Deus a abençoe, Meryl Streep-Mary Louise Gummer!... E muito obrigada, meu Deus, por tê-la colocado na minha vida!
                     
                    


terça-feira, 19 de julho de 2011

As Honrarias de Meryl Streep (6)

           Mais uma vez, segue outra continuação da "Listagem de Ouro", da obra magnífica de Meryl. É admirável este Talento, conduzindo todo o trabalho desta grande atriz, ao sucesso. Meryl é sinônimo de excelência!

2005


British Academy Award (Nomination) as Best Supporting Actress for The Manchurian Candidate
Golden Globe (Nomination) as Best Supporting Actress for The Manchurian Candidate


2006


* Women Film Critics Circle Award (Winner) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
* Alliance of Women Film Journalists (Winner) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
New York Film Critics Circle Award (Runner-Up) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
Boston Film Critics Award (Runner-Up) as Best Supporting Actress for “The Devil Wears Prada”
Satellite Award as (Nomination) Best Actress for “The Devil Wears Prada”
Sherry Lansing Leadership Award Recipient
Gotham Award (Nomination) as Best Ensemble Cast for A Prairie Home Companion
Coolidge Award Recipient

2007


Academy Award (Nomination) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
* Golden Globe (Winner) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
Screen Actors Guild Award (Nomination) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
BAFTA Award (Nomination) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
Dana Reeve Hope Award Recipient
Critics Choice Award (Nomination) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
MTV Movie Award (Nomination) as Best Villain for “The Devil Wears Prada”
St. Louis Film Critics (Nomination) as Best Supporting Actress for “The Devil Wears Prada”
* London Film Critics Award (Winner) as Actress of the Year for “The Devil Wears Prada”
* North Texas Film Critics Circle Award (Winner) as Best Actress for “The Devil Wears Prada”
* Rembrandt Award (Winner) as Best International Actress for “The Devil Wears Prada”
* National Society Award (Winner) as Best Supporting Actress for “The Devil Wears Prada”
* National Society Award (Winner) as Best Support. Actress for “A Prairie Home Companion”
* Satellite Award (Winner) as Best Actress in a Comedy for “The Devil Wears Prada”
Drama League Award (Nomination) as Best Performer for “Mother Courage”
Drama Desk Award (Nomination) as Best Performer for “Mother Courage”

          Que Deus abençoe Meryl, dando-lhe muitos anos de alegria, mais sucesso e muito Amor. Tudo para o seu bem... e para o nosso, claro, que tanto a amamos.

                                            (Em breve tem mais...)