Meryl Baby

Meryl Baby

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Meryl Streep e a Ilha de Skopelos (1)


              Skopelos - A Ilha do filme "Mamma Mia!"                
             -------------------------------------------------------
              Viro e mexo, acabo caindo em "Mamma Mia!", novamente.
            
                     Aghios Ioannis Kastri (A igreja do "Mamma Mia!")

           Imagine um casamento - no estilo mediterrâneo - em uma  igrejinha branca, no topo de um rochedo cercado por um mar safira. Agora, pense em uma praia de águas calmas e cristalinas numa ilha dos sonhos. E se tudo isso for numa ilha grega com uma paisagem incrível e astral vibrante? Esse lugar não está apenas em sua imaginação, ele é o espetacular cenário do musical “Mamma Mia”, rodado em uma das mais belas, completas e inexploradas ilhas da Grécia – Skopelos - conhecida como a “ilha verde e azul”.
           Milhões de pessoas, ao redor do mundo, assistiram ao filme e se apaixonaram pela ilha. Assim como muitos, pesquisei e descobri que a tal ilha grega chamada “Kalokairi” no filme é, na verdade, a deslumbrante ilha de Skopelos, localizada ao norte  do mar Egeu e a leste da cidade de Volos. Skopelos é a capital do grupo de quatro ilhas - Skiathos, Alonissos, Skopelos e Skyros - conhecidas como Sporades. A ilha fica na latitude de Mallorca e Ibiza, na Espanha.
          Quando a diretora do “Mamma Mia”, a britânica Phyllida Lloyd, escolheu as sedutoras praias de Kastani, Amarantos, Milia e Glysteri  para rodar as principais cenas do filme, e a igrejinha Ioannis, no topo de um impressionante rochedo - com 100 metros de altura - para o casamento da protagonista, não imaginava a repercussão para a fama da ilha.


          O filme “Mamma Mia” foi a melhor divulgação para o turismo da Grécia, desde o “Summer Lovers” da década de 80. O tema do filme baseia-se em uma das canções do extinto conjunto “ABBA”,  em que a filha de “Donna” (Meryl Streep) tenta descobrir sua verdadeira paternidade, convidando para o seu casamento – que acontece na ilha - três homens (um de cada país) que tiveram ligação com a mãe no passado.
          A intenção da jovem era que o verdadeiro pai a levasse ao altar da pequena igreja. Em razão da cena do matrimônio, a igreja Aghios Ioannis  tornou-se um local cobiçado por casais de vários países para formalizarem o “sim” e sentirem o sabor do “casamento grego”. É possível casar ali, ou em qualquer outra igreja bizantina de Skopelos, com a assistência de uma agência local especializada, que providencia até a festa e a decoração, a  agência “Madro Travel” http://www.madrotravel.com/.

          O acesso à  igrejinha Aghios Ioannis Kastri (São João Batista) se faz por uma extensa escadaria de pedra – com 200 degraus - que sobe em ziguezague até o topo do rochedo, de onde se tem uma soberba vista da costa da ilha, e do continente. Do cume, se vê até as pedras no fundo do mar, tal  a transparência das águas.

           Dentro da minúscula capela, pinturas e ícones ortodoxos recobrem as paredes. Na janelinha, ao lado do altar, fica o livro dos pedidos, onde o visitante pode deixar registrado o seu  desejo. O meu...foi de poder voltar para Skopelos.
A cidade de Skopelos é o centro municipal da ilha e o principal porto, aonde chegam e de onde saem, diariamente, os ferries, tanto para o continente como para as outras ilhas Sporades.
           Com cerca de 35 quilômetros de comprimento, Skopelos tem 96 k2 de belezas naturais, praias de tirar o fôlego, uma agitada vida noturna, e o melhor, não tem aeroporto.
O único acesso à ilha é por mar, com o ferry boat, (para automóveis e pedestres) cuja travessia leva umas 4,5hs, ou por velozes “Speed Cat” e Flying Dolphins em 2,5hs (só para pedestres), via Agios Constantinos ou Volos (ambas cidades costeiras no continente).

    
          Coberta por uma luxuriante vegetação - 50% da área da ilha - e banhada pelas águas consideradas as mais claras e azuis do mundo, a ilha de Skopelos é conhecida como “A Pequena Jóia do Egeu”. O verde  dos pinheiros e a densa floresta mesclam-se com o profundo azul do mar e do céu, criando uma paisagem de beleza sem precedentes. Em razão disso, a Organização Internacional de Biopolíticas, em 5 de julho de 1997, declarou, oficialmente, Skopelos como a “Ilha Verde e Azul”. Ainda, pelo  Decreto Presidencial nº 594 de 19 de outubro de 1978, a cidade de Skopelos foi honrada com o título de “Tradicional Assentamento de destacada beleza e Herança Arquitetônica”.
                  
            Fonte: Marcia Parvarini                 

                (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário