Meryl Baby

Meryl Baby

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Meryl Streep e a Ilha de Skopelos (2)

A Ilha de Skopelos, Grécia, cenário afrodisíaco de "Mamma Mia!". "That's fantastic!"


            Skopelos, em grego, significa: “rocha que se ergue do mar”. De fato,  a topografia da ilha é marcada por montanhas, picos – o mais alto é o Dhelfi com 680m - penhascos rochosos que despencam até o mar, e uma costa de 60 km, recheada de cavernas, prainhas quase privadas - onde o “top less” corre livre e solto - ou enormes praias a perder de vista, conforme o gosto do freguês. São tantas praias que dá para agradar “gregos e troianos”. Tem até praia de nudismo, a Velanio - tá certo que a prática ainda não é oficial, mas lá se toma sol por inteiro... sem nenhuma marquinha do constrangimento!

          

            Depois de um descontraído dia de praia, a dica é curtir o  fim de tarde no “Fanny’s Café Bar Thalassa”. O badalado Bar fica lá no alto da cidade de Skopelos, mas a subida vale a pena. Ali, você terá a chance de agradar todos os seus sentidos de uma só vez e, ainda, desfrutar um inesquecível momento, admirando o panorama e saboreando o refrescante frapê de café (especialidade da ilha), e outros quitutes, ao som de músicas relaxantes. A proprietária Fanny, e sua filha Afrodite, costumam receber os clientes com a costumeira hospitalidade grega (principalmente os brasileiros) e um sorriso do tamanho da baía.
              Frapê Fanny's Café Bar Thalassa

           

            Por que visitar Skopelos, uma ilha que só pode ser alcançada por mar, e ficar à mercê das intempéries e dos  horários das companhias de navegação, que servem as Sporades?
Nem é preciso pensar muito para encontrar várias razões que justifiquem a viagem até lá. A primeira delas é porque, talvez, em razão da própria dificuldade de acesso, a ilha não foi fulminada pela mira do turismo em massa. Outro motivo plausível: a primeira recompensa será logo ao chegar ao Porto. Assim que você circunda o cais, vindo do mar aberto, dá de cara com a arrebatadora vista  da cidade de Skopelos, que também leva o nome da ilha.


           É só apurar os sentidos para descobrir tudo o que a ilha tem a oferecer. O olfato é brindado com aroma das flores; o paladar vai desvendar o delicado sabor da cozinha mediterrânea – as refeições são servidas em tavernas ou barzinhos, na praia ou nas extensas calçadas da orla. A audição vai se emocionar com o som ímpar da música grega e, finalmente, a visão vai se encantar com as paisagens e o contraste do verde (das matas) e do azul (do mar).

       

           Falta tato? Use-o para sentir o calor humano de um povo que sabe dar as boas vindas ao visitante. A  cidade abraça a baía em harmoniosa forma de anfiteatro. Construída na inclinação da ladeira, na encosta da montanha, o centro da cidade velha de Skopelos não tem acesso  para veículos, mas esse detalhe é uma benção para preservação da cidadela. Nada mais gratificante do que se perder a pé pelas ruazinhas de pedra arredondada entre os sobrados floridos, igrejinhas bizantinas e barzinhos do estilo “zen”. Os habitantes da ilha utilizam scooters para percorrer os zigue-zagues dos labirintos.

   
            Skopelos, bem como as demais ilhas Sporades, são conhecidas pela típica arquitetura de influência macedônica. As estreitas vielas percorrem morro acima entre casinhas caiadas cobertas com lascas de ardósia cinza (ou telha, nas mais recentes). Os balcões, tradicionalmente, feitos em madeira, são adornados por cascatas de buganvile, criando um cenário pitoresco e cintilante.

         
            As paredes possuem quase um metro de espessura para manter o ambiente fresco no verão e tépido no inverno. Muitas dessas moradias foram construídas por capitães do mar no século 18º.As construções recentes mesclam-se com as mais antigas, refletindo a prosperidade da ilha no século 19º.



Fonte: Marcia Parvarini                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário