Meryl Baby

Meryl Baby

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Meryl Streep e a desvalorização do Oscar


  'A Dama de Ferro'  Star Meryl Streep é subestimada... 
           Sim, você ouviu direito! (Análise) Streep pode ter 16 indicações ao Oscar em seu currículo, mas por que ela tem apenas duas estatuetas - das quais apenas uma era de melhor atriz - para mostrar para eles?

           É difícil, para argumentar, que a atriz Meryl Streep - que já recebeu 16 indicações ao Oscar (mais do que qualquer outro homem ou mulher, na história), dois dos quais resultaram em vitórias - é menos apreciada, pela Academia.  É precisamente, desde então, que eu senti o desejo de fazer o rastreio, no início desta semana, do mais recente filme em que ela protagoniza,  "A Dama de Ferro", de Phyllida Lloyd.         
                 
            nosso editor recomenda:        


           Meryl Streep é "A Dama de Ferro: paixão produz faíscas, pela Internet, pelos restos da cortina com que Meryl Streep estreia o Pôster Novo ' Iron Lady ' e Trailer, no Reino Unido (Video) Meryl Streep: 5 coisas a saber, do filme de Meryl Streep, A Dama de Ferro"; abertura em 30 de dezembro.


             Se alguém precisasse de um lembrete de que Streep é a maior atriz viva, do mundo, este seu desempenho o é. Ela se transforma - corpo, alma e, como sempre, sotaque - em ex-ministra britânica Margaret Thatcher, que não é exatamente a personagem mais querida ou simpática, da história, mas que é humanizada pela atriz, de uma forma que eu nunca pensei que se possa imaginar . É a mesma coisa que se falar sobre o filme, em geral, visto que o desempenho de Streep é tão dominante. Claro, Alexandra Roach é muito boa, como a versão mais nova de Maggie; Jim Broadbent faz o seu trabalho habitual, personagem sólida, como a bem colocada versão, mais antiga, do marido, Denis Thatcher; e Chefe Alexander está perfeitamente bem como aliado político de Thatcher, que virou challenger Geoffrey Howe.

                                                          

          Mas o fato da matéria é que há uma razão para ver "A Dama de Ferro": ele possui a melhor atriz que temos a trabalhar, no auge de seu desempenho!  A questão, claro, é se isso é bom o suficiente para a Academia, que tem, em 14 ocasiões, nomeado Streep, mas escolhido para homenagear outra pessoa - incluindo três dos últimos cinco anos, mesmo quando ela era perfeitamente digna de uma vitória, para seu trabalho extraordinário em "O Diabo Veste Prada" (2006) e / ou "Dúvida" (2008) e / ou "Julie & Julia" (2009). Não é que as performances que ganharam  - Helen Mirren, em "A Rainha" (2006), Kate Winslet, em "O Leitor" (2008), e Sandra Bullock em "The Blind Side" (2009) - tenham sido muito melhores. (Na verdade, eu diria que Mirren é só mesmo quem poderia ter sido mais merecedora.) E não é como Streep, é diferente - na verdade, ela parece ser adorada e reverenciada, por seus pares. (Na verdade, tanto Winslet e Bullock, especificamente, reconheceram-na, do pódio, quando fizeram seus discursos, após receberem o Oscar, com Winslet dizendo: "Eu acho que todos nós não podemos acreditar, em tudo...  que estamos em uma categoria com Meryl Streep!")           
          Então como se explica isso?          
         Aqui está a minha teoria: a maioria das pessoas - incluindo membros da Academia - não está, exatamente, acima, em sua categoria, no Oscar. O que sabem sobre Streep é que ela parece ser nomeada, a cada ano, e que ela não faz campanha para ganhar, quase tão agressivamente, como seus concorrentes,  por isso, compreensivelmente, eles concluem que ela foi devidamente atendida, ao longo dos anos ( "Ela deve ter seis Oscars, por agora!") e não está, especialmente, com fome, para mais um reconhecimento... ("Nesse caso, vamos dar a alguém, a chance, desta vez!").          
         Os frios fatos concretos, no entanto, contam uma história diferente, e devem ser observados pelos eleitores, daqui em diante.  Considerem os seguintes números:
          * 29 - O número de anos que passaram, desde que Meryl Streep  ganhou o último Oscar - em outras palavras, uma geração cheia de pessoas, desta idade, inclusive eu,  sem nunca tê-la visto ser homenageada por seu trabalho, pela Academia.
          * 3 - O número de Oscars de melhor atriz que Katharine Hepburn - a atriz a quem Streep é mais frequentemente comparada e a única outra que já parece em listas top, de atrizes, do maior filme de todos os tempos - havia vencido quando ela tinha a idade atual de Streep (62); Hepburn viria a ganhar outro, e trazer seu total para quatro.
          * 1 - O número de Oscars de melhor atriz que Streep ganhou. Ele veio para Escolha de Sofia (1982),   e o seu primeiro Oscar, que aconteceu três anos antes por Kramer vs Kramer (1979), foi para melhor atriz coadjuvante. Para colocar as coisas em alguma perspectiva, este é o mesmo número de Oscars de melhor atriz, que foram ganhas por Cher, Gwyneth Paltrow, Julia Roberts e Reese Witherspoon.
          * 2 - O número de Oscars, de melhor atriz, que Hilary Swank ganhou. Ao apontar essa disparidade quero dizer, sem qualquer desrespeito a Swank, que é uma atriz excelente, em seu próprio direito ... mas acho que mesmo Swank reconheceria que é um pouco confuso que ela tenha o dobro de Oscars, de melhor atriz, que Meryl Streep.
         
          Hoje, cedo, deparei-me com esta matéria. Lembrei-me de que, ontem mesmo, comentei este assunto, aqui. Em todos os lugares, onde Meryl é querida e reconhecida como a melhor atriz do mundo, fazem-se a mesma pergunta... Por quê?...
          Estou amadurecendo uma nova teoria para entender esta questão revoltante.
          Será que as demais atrizes, por não conseguirem alcançar o status, na Arte de Atuar, que Meryl possui, levou os eleitores a fazer um jogo injusto -enquanto ilícito- de, ao invés de estimular as outras a chegarem à posição dela, resolveram ignorá-la, por ser a única que constitui a minoria, da Perfeição? Sendo assim, desligaram-se dela, para não terem de premiá-la, nas 16 vezes? Com isso, denegriram a sua imagem, depreciaram a sua Arte, Plena e Profunda e, de uma certa forma, ridicularizaram-na, diante das colegas, que também acabam se sentindo constrangidas, por receberem o prêmio, ao invés de comemorarem, com Meryl, a quem ele, realmente, deveria ter sido destinado.
         Ninguém atua melhor que Meryl Streep! Com certeza, sua indicação é óbvia, com "The Iron Lady". E aí? Será que teremos que"engolir" outro caroço de cajá?...
         Para mim, o Oscar está decadente, desde que ficou cego e surdo. Só Meryl poderá pôr um 'basta!', nesta decadência e, ao mesmo tempo, lhe dar um UP. Do contrário, ele terminará os seus dias premiando a pessoa que limpar, melhor, o tapete vermelho...
         Que Deus abençoe, Meryl, sempre! 
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário